Excelência
Não existe outra marca igual no Mundo. A Suzuki Marine é verdadeiramente única. Pode pensar-se que todos os motores fora de borda se assemelham, mas assim que se analisam os detalhes é fácil de perceber porque é que a Suzuki Marine é a escolha daqueles que sabem o que querem. O seu carácter distinto não está no que se vê, mas sim no que se sente, a sua aceleração aprimorada, a maior eficiência no consumo de combustível, em suma, o seu melhor valor.
A Suzuki Motor Corporation produz e fornece produtos inovadores há já mais de 100 anos, tendo criado o seu primeiro motor fora de borda em 1965 e está na linha da frente da conceção, design e tecnologia há já mais de 50 anos. Os seus motores fora de borda, englobam algumas das mais avançadas tecnologias da Suzuki, sinónimo da melhor engenharia Japonesa, que foram desenvolvidas para assegurar uma melhor e refinada aceleração, um reduzido, consumo de combustível, entre outras características que os tornam num valor seguro.
É por isso que a Suzuki Marine disponibiliza a referência em motores fora de borda a 4 tempos.
Algumas inovações, hélice com design anti algas, marcaram o caminho da marca desde 1965. Em 1973 a Suzuki Marine desenvolveu o primeira bomba de água com estrutura em Aço Inoxidável . Em 1980 foi pioneira na introdução no mercado de motores fora de borda com injeção de óleo. Em 1991 a Suzuki Marine inventou o piston reforçado com fibras cerâmicas. Em 2006, a Suzuki lançou no mercado o primeiro motor fora de borda V6 a 4 tempos com 300 CV (220,7 kW). Mais recentemente mais uma inovação no mercado com o DF200A / AP a ser o primeiro motor fora de borda com sistema de ignição keyless (sem chave).
Toda a equipa de engenharia da Suzuki é amante de barcos dedica todo o seu tempo ao aperfeiçoamento do seus motores fora de borda, para que possa passar o máximo de tempo possível na água com o seu barco. Desde o ultraleve e portátil DF2.5 ao premiado DF300AP, a Suzuki Marine em o motor fora de borda que se adapta à sua necessidade.
1965. É comercialização o primeiro motor fora de borda da Suzuki, o D55.
1966. A Suzuki inicia a exportação dos seus motores fora de borda.
1979. É concluída a fábrica de motores fora de borda de Toyokawa, que inicia laboração em Maio.
1980. A Suzuki inventa a injeção de óleo em motores fora de borda e introduz a tecnologia nas séries DT85 Oil, DT115 Oil e DT140 Oil.
1985. Os motores DT150 e DT200 são lançados, sendo primeiros motores fora de borda V6 da Suzuki a ser comercializados.
1987. O DT200 Exanté ganha o prémio de “Produto mais Inovador” na “National Marine Manufacturers Association” (NMMA).
1989. A Suzuki lança no mercado o DT90 e o DT100 os seus primeiros motores fora de borda V4.
1990. A série V6 cresce com a introdução do DT225. A Suzuki reintroduz a injeção eletrónica de combustível no modelo.
1994. A Suzuki Marine lança os seus primeiros motores fora de borda a 4 tempos, o DF9.9 e o DF15.
1997. Inicia-se a comercialização do DF60 e DF70 os primeiros motores a 4 tempos com injeção eletrónica de combustível. Ambos os modelos ganham o prémio “Inovação da NMMA” durante a International Marine Trades Exhibit and Conference.
1998. Com o DF40 e o DF50 são produzidos os primeiros motores com DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça) e 4 válvulas por cilindro. Os modelos são premiados com o Prémio de Inovação durante a International Marine Trades Exhibit and Conference, tornando a Suzuki Marine o primeiro fabricante a ganhar o prémio em dois anos consecutivos.
2000. São lançados o DF90 e o DF115. Estes são os primeiros motores a usar veio descentrado, tornando-os nos mais compacto da sua classe.
2003. o DF250 é o primeiro motor fora de borda a 4 tempos com uma potência de 250 CV (184 kW). São revelados os motores DF200/225/250 (3,614cc), os primeiros motores fora de borda V6 a 4 tempos da Suzuki Marine.
O DF250 vence o prémio inovação da NMMA no International Miami Boat Show.
Em agosto e produção dos DF9.9 / 15 é transferida para a Suzuki Thai.
2006. O DF300 é o primeiro motor V6 de 4 tempos a declarar uma potência de 300 CV, sendo igualmente o primeiro motor fora de borda a usar um controlo remoto, vencendo o prémio de inovação da NMMA.
2008. É introduzida a nova geração de motores a 4 tempos, o DF70/80/90. O DF90 é o mais leve e compacto motor de 90 CV a 4 tempos, do mercado. A Suzuki Marine fabrica o seu primeiro motor com a tecnologia “Lean Burn System”.
2010. É lançada a nova geração de motores com tecnologia “Lean Burn System” a 4 tempos, o DF40A/DF50A, que recebem o prémio inovação da NMMA no International Miami Boat Show.
2011. A nova geração do DF300AP faz a sua aparição. O DF300AP é o primeiro motor fora de borda a apresentar a tecnologia de Rotação Selectiva (SSR), sistema que combina dois sentidos de rotação da hélice no mesmo motor.
O DF300AP vence o prémio de inovação da NMMA no International Miami Boat Show.
2012. É lançada a nova geração do DF15A/DF20A com Lean Burn System, tornando-se nos primeiros modelos da sua classe a incorporar um sistema de injeção de combustível sem bateria.
A Suzuki Marine fornece à Marine Society and Sea Cadets, 55 motores fora de borda DF2.5 para participação no Queen’s Diamond Jubilee Thames Pageant no Reino Unido.
Foi uma honra para a Suzuki Marine, apoiar os jogos Olímpicos e Paraolímpicos, nas regatas de vela Gabes, como fornecedor exclusivo de motores fora de borda.
2013. Lançamento dos motores fora de borda DF50AV/60AV e DF150TG/175TG.
2014. São lançados os motores fora de borda DF200A/DF200AP, baseados na tecnologia de 4 cilindros em linha do DF175. Incorporam a tecnologia de Rotação Seletiva da Suzuki (SSR), a primeira tecnologia a nível Mundial a incorporar no mesmo motor a rotação de hélices em dois sentidos. A unidade de controlo passa a consagrar aceleração drive by wire.
2015. Continua a paixão por desafios e inovação da Suzuki Marine, no momento de celebração do seu 50º Aniversário, com a introdução do novo DF200A / AP, o primeiro motor fora de borda com sistema de ignição sem chave.
2017. A Suzuki lança o DF350A, um motor V6 4 tempos com 350 CV. O novo topo de gama, apresenta um inovador sistema de hélices contra rotativas no mesmo veio, entre outras inovações. É-lhe atribuído o prémio de inovação da NMMA em 2017.